sexta-feira, 15 de abril de 2011

orlando florida

Orlando - Flórida
 
A cidade de Orlando está localizada na parte central do estado da Flórida, nos Estados Unidos da América do Norte, no Condado de Orange, possuindo inúmeros lagos dentro dos seus limites territoriais, sendo cortada em sua extensão pela Interstate 4 e pela Highway 408. Orlando apresenta clima ameno (subtropical) e a sua população - na região metropolitana - é de 1.800.000 (um milhão e seiscentos mil) habitantes. O apelido da cidade é The City Beautiful. O inglês é a língua oficial, mas em percentual significativo (16%) também se fala espanhol, francês (1.33%) e português (0.99%) (Modern Language Association).
Aeroporto
A cidade possui seu próprio aeroporto o Orlando International Airport que conta com monotrilho e esteiras rolantes que facilitam em muito o transporte interno. O hotel Hyatt Regency Hotel se faz presente no OIA, assim como lojas, restaurantes e outras facilidades.

As agências de aluguel de carro ficam localizadas no nível das bagagens e os ônibus podem ser acessados através do Level 1.

Observe-se que os ônibus da empresa Lynx partem a cada 30 minutos do terminal A - Level 1 com destino até Downtown Orlando e International Drive. Táxis podem ser encontrados nos terminais A e B - Level 1.


No Orlando International Aiport você encontra inúmeras lojas (por exemplo: Disney's EarPort, Guess, Harley Davidson, Kennedy Space Center, Lush, Perfumania, Magic Of Disney, Universal Studio Store, dentre outras - link), e restaurantes (por exemplo: McDonald's, Nathans, Sbarro, etc - link).


Outro aeroporto localizado nas proximidades de Orlando é oSanford International Airport.
Clima
O clima de Orlando é subtropical quente e úmido, destacando-se duas estações distintas, sendo a primeira bastante quente e chuvosa - de abril até outubro e a outra é fria e com chuvas escassas - de novembro a março. No verão as temperaturas quase sempre estão acima dos 22°C. Contudo, na época do frio o termômetro pode marcar temperaturas extremamente baixa, próximo de 0°C.

Observe sempre a época do ano em que pretende viajar, no verão não deixe de incluir na sua bagagem: bermudas, camisetas, protetor solar, óculos escuro e etc. Agora se pretende viajar para lá no inverno, calças e jaquetas são imprescindíveis.

Dica: No verão em Orlando o protetor solar torna-se um item de primeira necessidade. Não deixe de se precaver, mormente se estiver viajando com crianças.

Para melhor ilustrar, segue abaixo uma tabela com as temperaturas (em graus Celsius) da cidade de Orlando ao longo do ano:
MÊS
MÁX.
MÍN.
JANEIRO
22°
FEVEREIRO
23°
10°
MARÇO
26°
12°
ABRIL
29°
15°
MAIO
31°
19°
JUNHO
33°
21°
JULHO
33°
22°
AGOSTO
33°
23°
SETEMBRO
32°
22°
OUTUBRO
29°
18°
NOVEMBRO
25°
14°
DEZEMBRO
22°
10°
Com relação a chuva, segue abaixo um quadro ilustrando os índices pluviométricos registrados em Orlando em 2005, vejamos:
MÊS
(mm)
JANEIRO58
FEVEREIRO
76
MARÇO
81
ABRIL
45
MAIO
90
JUNHO
185
JULHO
184
AGOSTO
172
SETEMBRO
152
OUTUBRO
61
NOVEMBRO
58
DEZEMBRO
54

Dica: Caso necessite converter a temperatura de Fahrenheit para Celsius quando estiver em Orlando, faça o seguinte: - diminua 32; x multiplique por 5 e ÷ divida por 9.
Como se localizar em Orlando
Para se orientar em Orlando memorize que a Interstate 4 - ou I4, como é conhecida - é a rodovia mais importante da cidade, interligando todos os seus pontos: parques temáticos, shoppings, outlets, o centro da cidade, etc. Para quem nunca viajou para os Estados Unidos cumpre ressaltar que as estradas possuem os sentidos cardeais: norte (N – north), sul (S – South), leste (E – East), oeste (W - west). Destaque-se que a I-4 somente possui o sentido E (leste) - W (oeste).

Desta forma, a título de exemplo, podemos citar que se você estiver na área da International Drive, Sand Lake Road ou Universal Boulevard e quiser ir para os parques da Disney, Kissimmee, Lake Buena Vista ou Tampa, basta pegar o sentido W (oeste) da I-4.

Para memorizar, tente associar o "W" (oeste) com "Walt Disney". Para retornar dos lugares citados, basta você fazer o caminho contrário, ou seja, pegar a I-4 no sentido E (leste).

Fique tranqüilo porque as estradas são bem sinalizadas. Assim sendo, é só prestar a atenção nos sentidos "W" ou "E" da I-4, bem como ficar atento as várias placas indicando as saídas para os parques.
Limites de velocidade
Os limites de velocidade na Flórida são os seguintes: 55-70 mph (90-105 km/h) nas rodovias; 20-30 mph (32-48 km/h) nas áreas residenciais e 15 mph (24 km/h) em áreas próximas a escolas. Observe que na Interestadual você pode ser multado por transitar abaixo da velocidade mínima. Destaque-se que os limites de velocidade são controlados pelos policiais ("Florida Highway Patrol") que se houverem por bem multá-lo você terá que pagar a multa na hora em valores que podem chegar até US$150,00.
Transporte
Para viajar de trem pela Flórida Central utilize a
Amtrak que possui linhas ao longo de todo o país, bem como até o Canadá. As paradas em Orlando estão localizadas em Downtown Orlando, Winter Park e Kissimmee.

Os ônibus da Greyhound são recomendados para aqueles que necessitam de transporte interurbano. E os ônibus da empresaLynx destinam-se para a circulação dentro da cidade de Orlando.

I-Ride Trolleys é uma linha de ônibus (uma espécie de bonde) que conta com 83 paradas ao longo de quase toda a extensão da International Drive, sendo a sua freqüência de - em média - 25 minutos.
Educação
O ensino público cabe a Orange C. Public Schools, mas Orlando também conta com várias escolas particulares dentre elas destacamos:

No que tange afaculdades e universidades podemos citar:
Saúde
Os principais hospitais de Orlando são:
Segurança
A cidade de Orlando é bastante segura. Contudo, existem determinadas regiões que devem ser evitadas a noite, como é o caso das áreas centrais - bairros comerciais - que a noite ficam desertas e são pouco iluminadas. Nos parques, pode ficar tranqüilo, pois são preocupadíssimos a esse respeito, a Disney, por exemplo, tem o seu próprio departamento de polícia.
 
Em Orlando:
- Em caso de emergência ligue: 911.
- Para informar sobre um crime, informar ou obter informações sobre uma pessoa desaparecida ligue: (407) 246-2470.
- Ou compareça no seguinte endereço: 100 South Hughey Avenue, Orlando, Florida 32801-2501.
Jornais
Rádios
WPOZ   88.3 FM
WUCF   89.9 FM
WMFE   90.7 FM
WPRK   91.5 FM
WWKA   92.3 FM
WPYO   95.3 FM
WHTQ   96.5 FM
WMMO   98.9 FM
WEBG   100.3 FM
WJRR   101.1 FM
WLOQ   103.1 FM
WTKS   104.1 FM
WOMX   105.1 FM
WXXL   106.7 FM
Revistas
Parques Temáticos
Orlando tornou-se mundialmente conhecida por suas atrações turísticas, notadamente por haver sido escolhida por Walt Disney como lar para a construção do complexo Walt Disney World, vindo posteriormente também a receber outros parques temáticos, como o Universal Studios e SeaWorld.

Próximo de Orlando você encontra ainda o parque Busch GardensCypress Gardens e o Kennedy Space Center.

Não por outro motivo Orlando recebe anualmente sessenta milhões de visitantes de todo o mundo. Não seria possível esgotar o assunto somente na presente página. Desta forma, para maiores informações sobre os parques, atrações, hotéis, restaurantes e outros aspectos sobre Orlando, por favor, utilize o menu superior para navegar pelas outras páginas do site.
A história de Orlando
 
Em 1513 o conquistador espanhol Juan Ponce de Léon descobriu a Flórida, denominada por este como "La Florida", em decorrência da vegetação abundante da região. Os historiadores asseveram que por ocasião da sua descoberta, Ponce de Léon esta a procura da "Fonte da Juventude".

Em 1564 os franceses despertaram interesse pela Flórida, enviando colonizadores para região, bem como construindo o forte denominado "Fort Caroline", localizado na região onde atualmente está localizada a cidade de Jacksonville. A atitude dos franceses obrigou os espanhóis a acelerarem os seus planos de colonização, razão pela qual enviaram suas tropas com o objetivo de expulsarem os invasores, iniciando o povoamente da região onde hoje está localizada St.Augustine.

Em 1763 os espanhóis cederam a Flórida para a Inglaterra em troca do controle de Havana, Cuba, mas em 1784 a Espanha recupera o controle da Flórida com o término da Revolução Americana de 1776. Durante esse período foi expressiva a expansão da lavoura de algodão, cana, arroz e índigo.

Em 1821 os Estados Unidos adquiriram a Flórida da Espanha, por cinco milhões de dólares, sendo fundada sua capital, a cidade de Tallahassee, em 1824.


Bandeira de Orlando
A história da cidade de Orlando tem seu início em meados de 1838, época em que estava sendo travada a guerra contra os indios seminolas, que destruíam as lavouras. O exército americano construiu o forte "Gatlin", localizado ao sul dos limites atuais da cidade de Orlando, com o objetivo precípuo de proteger os colonos dos índios. Em 1840 uma pequena comunidade começou a se formar ao redor do Forte "Gatlin", esse povoado recebeu o nome de “Jernigan”, em consideração a primeira família que lá se estabeleceu de maneira permanente. "Jernigan" teve sua primeira agência dos correios em 30 de março de 1850, sendo que apenas seis anos mais tarde, com a expansão para o norte, "Jernigam" passou a ser conhecida pelo nome de Orlando.

A cidade de Orlando foi admitida oficialmente como município em 1875, contando nessa época com apenas 85 (oitenta e cinco) habitantes. Não se tem certeza quanto a origem do nome da cidade, existindo quatro estórias diferentes a respeito. A primeira delas envolve um juiz chamado "James Speer", quem teria escolhido o nome da cidade. Outra estória assevera que o referido juiz inspirou-se em um personagem de Shakespeare. Uma terceira versão aponta para a existência de um colono que viajando para Tampa com a sua caravana, acabou falecendo e sendo enterrado no local onde hoje está localizada a cidade de Orlando.

No entanto, a estória mais aceita é a de que alguns soldados em serviço durante a Guerra dos Seminoles, ficaram durante uma noite assentados em Orlando, quando que um soldado chamado "Orlando Reeves" designado para ficar de sentinela numa determinada noite, avistou alguns índios vindo em sua direção e tratou logo de alertar seus colegas disparando sua arma. No entanto, mesmo assim o sentinela e os seus colegas acabaram sendo vítimas da emboscada tramada pelos indígnas e "Orlando Reeves" acabou vindo a falecer, sendo o seu corpo enterrado no lado sul do Lago Eola.

Em meados de 1860 a economia de toda da região central da Flórida era baseada exclusivamente no cultivo do algodão e criação de gado. Contudo, com a eclosão da Guerra Civil Americana tal episódio trouxe sérios prejuízos para a cidade de Orlando, posto que sem a mão-de-obra escrava a indústria do algodão dificilmente teria condições de sobreviver. Não por outro motivo que os fazendeiros passaram a plantar cítricos, sendo que tal lavoura teve grande impulso com a expansão da South Florida Railroad até a Flórida Central.

Em 1870, a terra fértil e o clima quente de Orlando passou a atrair um grande número de pessoas, acarretando a construção de estradas, escolas, igrejas, estrada de ferro, bancos, etc. Orlando começou o século XX com grande prosperidade, suas ruas foram pavimentadas, foi instalada a rede elétrica e de telefonia, até mesmo um aeroporto foi construído (Orlando Municipal Airport), sendo fundado em 1928. No entanto, neste mesma época Orlando foi infestada moscas de frutas (insetos que suas larvas se alimentam de frutas) que tiveram grande impacto na indústria de cítricos da região causando enorme prejuízos. Ato contínuo, do crack da bolsa de Nova Iorque em 1929 acarretou um período de grande depressão, acarretando medidas medidas protecionistas e grande desemprego.

Entretanto, a Segunda Guerra Mundial foi muito favorável para o desenvolvimento de Orlando, já que o exército americano lá construiu uma de suas bases militares, abrigos para os seus soldados, um hospital e até mesmo inaugurou um novo aeroporto.

Em virtude do progresso local fábricas de aviões e de peças aeronáuticas também construíram suas instalações em Orlando. Em 1950, com uma população estimada em 51.826 habitantes, Orlando tornou-se o centro financeiro da Flórida. Com o advento da Guerra Fria a base aérea de Orlando foi mantida e ampliada, com a aplicação de milhares de dólares para a economia local. Cumprindo ainda destacar o implemento do programa espacial americano no Cabo Canaveral em 1955 que também auxiliou no franco desenvolvimento da economia local, tornando inclusive o Cabo Canaveral o quartel general da NASA e fazendo com que mais de sessenta novas indústrias mudassem-se para a região.

Em 1964, Walter Elias Disney adquiriu uma enorme quantidade de terras na regão e em 15 de novembro de 1965 anunciou seu plano ambicioso de construir o maior e mais espetacular parque temático até então existente. O preço total da construção até a sua abertura em outubro de 1971 foi estimado em quatrocentos milhões de dólares.

Após a inauguração do Walt Disney World centenas de empresas mudaram-se para a região na ânsia de conseguir aumentar os seus negócios. A Seaworld estabeleceu-se em 1973, em 1982 a Disney inaugurou o Epcot Center, em 1989 surge a Disney MGM Studios. Não bastasse isso, surgiram os resorts da Disney, além de inúmeros outros hotéis, shoppings, restaurantes, etc. Em 1998 a Disney inaugurou o Animal Kingdom, um parque que como o seu próprio nome já assinala, é dedicado ao mundo animal. O parque da Universal, o Universal Studios estabeleceu-se em Orlando em 1990, e em 1999 inaugurou outro parque, uma expansão do primeiro, denominado Islands of Adventure, bem como o Citywalk, um local repleto de cinemas, restaurantes e danceterias.

Orlando é e sempre será o melhor destino para todos aqueles que procuram por diversão e alegria.
Outras atrações

  • Harry P. Leu Gardens
    O parque "Harry P. Leu Gardens" possui jardins maravilhosos com especial destaque para a sua coleção de camélias. Não é permitida a entrada de animais de estimação. - mais informações
  • Lake Eola Park
    Trata-se de um dos parques mais visitados de Orlando, ornamentado com uma maravilhosa fonte e jardins muito bem cuidados. O parque conta ainda com inúmeras mesas para picnic, bem como "playground... - mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário